terça-feira, 21 de julho de 2015

Edição nacional do DIAdeLER. TODO DIA! acontece em 1º de outubro


CARTA DE BOAS VINDAS!
Muito bom seu interesse em querer saber mais sobre como mobilizar sua cidade em favor da leitura e sem gastar um real. Estamos recebendo muitas manifestações o que nos garante que no dia 1º. (primeiro) de outubro faremos juntos um evento de muita importância e de abrangência nacional.

No dia 9 de abril p.p. realizamos em Barueri um piloto do DIAdeLER.TODODIA! pois queríamos ter certeza de que seriamos capazes de promover uma grande mobilização sem utilizar recursos financeiros, mesmo que nossa cidade seja a sexta maior economia do Estado de São Paulo. Queríamos alcançar um resultado expressivo e sem custos para que pudéssemos propor um evento nacional garantindo que o único investimento necessário fosse o envolvimento, a adesão e a intenção de fazer um movimento bem legal em favor da leitura.
Conseguimos!
No dia 9 de abril, logo na madrugada começamos a receber material (fotos, filmes e mensagens) das primeiras participações que se estenderam até às 21 horas. Bombeiro leu embaixo d`água, policiais rodoviários promoveram blitz pela leitura nos pedágios da rodovia Castello Branco, operários leram na hora do almoço, alunos e professores leram na sala de aula, passageiros leram dentro dos ônibus e trens. Tivemos a leitura ininterrupta da Bíblia durante 12 horas e lemos, também de forma ininterrupta por 11 horas, dois volumes de Dom Quixote. Músicos da cidade e um convidado voluntário muito especial musicaram textos de improviso e diversas autoridades gravaram textos literários. Montamos uma exposição (Ler para Ver), onde a leitura descritiva da tela antecedia a visão do próprio quadro e muito mais. Tudo filmado e fotografado pelo celular.
Montamos um Whatsapp dedicado ao DIAdeLER.TODODIA! e por esse meio recebemos centenas de imagens da mobilização em escolas, empresas, escritórios, consultórios, supermercados, padarias, entre outros. Ao final da mobilização pudemos computar – e temos como comprovar – a participação de 93.120 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.
A cidade de Barueri/SP, localizada na região oeste da Grande São Paulo,  tem estimados 270 mil habitantes (242 mil pelo Censo/2010). A leitura, motivo da mobilização, não se prendeu apenas aos livros. Estimulamos a leitura de jornais, revistas, gibis, manuais, receitas e livros também como os clássicos, os indicados pela Fuvest, contos, biografias, poesias, tanto impressos quanto em meio eletrônico. Importante era ler.
Seremos uma Nação realmente desenvolvida e grande quando aprendermos a gostar de ler e entendermos o que estamos lendo, o que é essencial.
Neste blog www.diadelertododia.com você encontra a ficha de adesão para a mobilização pela leitura em primeiro de outubro, foto, filmes e outras informações sobre o DIAdeLER.TODODIA! que realizamos no último dia 9 de abril em Barueri. Nossos contatos são os seguintes: Secretaria de Cultura e Turismo: 11 4199 1600 (fale com Luciana ou Junior) ou pelo email diadeler@barueri.sp.gov.br
Forte Abraço!
JOÃO PALMA
Secretário de Cultura e Turismo de Barueri

2 comentários:

  1. Bacana se a mobilização sensibilizar dirigentes de educação e de cultura de todas as cidades brasileiras. Mas será bacana do mesmo jeito se as cidades que se cadastrarem conseguirem envolver a comunidade toda.
    A imprensa também terá um papel importante para que esse esforço repercuta e a leitura entre na pauta de pais, professores e governantes. Só assim seremos uma nação leitora.

    ResponderExcluir
  2. ler é tudo de bom, se a vida nos limita, a leitura quebra qualquer barreira e limite das mentes!

    ResponderExcluir